sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Feliz álbum novo




O ano de 2008 mal começou e uma boa leva de discos chega às lojas - Cat Power e The Mars Volta, por exemplo. Até o final do primeiro semestre, Coldplay, Weezer, Franz Ferdinand, Metallica, Jack Johnson e mais uma porção de pesos pesados da música devem desovar novos trabalhos nas prateleiras. Para o final do ano, a expectativa fica por conta das novidades trazidas por bandas como U2 e Sepultura.
Confira alguns lançamentos confirmados:
ColdplayPrevisão: primeiro semestreNinguém menos do que Brian Eno, ex-Roxy Music e produtor por trás de álbuns antológicos, como The Joshua Tree, do U2, e Remain In Light, do Talking Heads, é o novo parceiro do Coldplay. No estúdio, modela os detalhes finais do quarto disco dos britânicos, trabalho que não deve superar 50 minutos de duração, segundo o líder do grupo, Chris Martin.
The Mars VoltaPrevisão: 29 de janeiroQuem conhece o trabalho do guitarrista Omar Rodriguez-Lopez sabe que desde a estréia de sua banda, o The Mars Volta, com De-Loused In The Comatorium, o verdadeiro rock alternativo nunca mais foi o mesmo. As viagens hipnóticas do grupo que não deixou pedra sobre pedra há quatro anos, quando passou por São Paulo, estão de voltas com o obscuro The Bedlam In Goliath.
OasisPrevisão: primeiro semestreDando os últimos retoques ao sétimo disco da carreira, Liam e Noel Gallagher investem em canções de até dez minutos e clima sessentista para conquistar os fãs. Após os generosos elogios a Don´t Believe The Truth, trabalho mais recente, o Oasis se prepara para botar material fresco na praça. O filho do eterno Beatle Ringo Starr, Zak Starkey, deve continuar responsável pelas baquetas do grupo mias celebre de Manchester.

Cat PowerPrevisão: 22 de janeiro
Para aqueles que crêem que a tempestuosa Amy Winehouse é a última palavra quando o assunto é a soul music, o novo álbum da cantora Cat Power deve soterrar essa certeza. Ao lado da competentíssima The Dirty Delta Blues, que acompanhou a americana durante as recentes apresentações no Brasil, Chan Marshall, nome de batismo da intérprete, tem tudo para colocar, mais uma vez, seu novo álbum entre os melhores do ano. Jukebox segue a linha de The Covers Record, reunindo belíssimas versões de nomes consagrados da música. Clássicos como Don´t Explain, já gravado por Billie Holliday e Nina Simone, e New York, New York resplandecem com a irretocável e dramática voz de Cat Power.
R.E.MPrevisão: primeiro semestreForjado em estúdios em Dublin e Vancouver, e em uma antiga capela da Geórgia, o 14º álbum de estúdio do R.E.M tem a benção do tarimbado produtor Jackknife Lee, que já mixou faixas do U2 e trabalhou com as bandas Snow Patrol e Bloc Party. Em Accelerate, o vocalista Michael Stipe aposta em canções mais ligeiras do que aquelas que compunham o predecessor, Around The Sun, e com um toque mais sombrio do que as melancólicas faixas de Reveal, disco de 2001.
Franz FerdinandPrevisão: primeiro semestreSe o álbum de estréia do Franz Ferdinand virou o cenário pop-rock de ponta-cabeça com as flamejantes Take Me Out e Michael, o trabalho seguinte, You Could Have It So Much Better, sepultou qualquer dúvida sobre a consistência e criatividade dos escoceses. Uma amostra do que está por vir em meados do ano é Turn It On, faixa testada durante os últimos shows da banda de Alex Kapranos e que pode ser encontrada facilmente na internet. Outra carta na manga do quarteto é versão caprichada de All My Friends, arrasa quarteirão do LCD Soundsystem, divulgada há alguns meses. Sinal claro de que os queridinhos do novo rock devem ser um dos nomes mais badalados do ano.

WeezerPrevisão: 22 de abril
Aposta: todas as fichas em Tout EnsembleDepois do duvidoso Make Believe, último trabalho do Weezer, restou aos fãs um enorme ponto de interrogação sobre o futuro da banda. Sob chancela do produtor Rick Rubin, o vocalista e guitarrista Rivers Cuomo procura a acertar a mão com Tout Ensemble, previsto para os próximos meses. O disco promete enfatizar experimentalismos, deixando de lado os riffs pegajosos que ajudaram o quarteto a cair nas graças do universo indie. Esqueça, portanto, hits fáceis como Hash Pipe, Buddy Holly e Dope Nose.
MadonnaPrevisão: primeiro semestreMadonna celebra 50 anos de vida com um novo álbum em 2008. Para comandar a festa, o produtor mais requisitado do momento, Timbaland, empresta a batida hip hop que conquistou gente como Björk, Nelly Furtado e Justin Timberlake à rainha da pop music. Além da ascendência da música eletrônica e do rap, Madonna incluirá no repertório ritmos indianos.
U2Previsão: segundo semestreDe volta ao estúdio após o sucesso de How To Dismantle An Atomic Bomb, de 2004, o U2 segue firme na parceria com Daniel Lanois e Brian Eno - que já produziram algumas das obras-primas dos irlandeses, como Atchung Baby e All That You Can´t Leave Behind, Na ponte aérea Europa-Marrocos, um dos maiores nomes da história do rock apronta seu próximo trabalho em doses homeopáticas. Enquanto isso, os fãs podem se deleitar com o longa U2 3D, que abusa da tecnologia para recordar a passagem do quarteto pela América Latina durante a turnê Vertigo, no início de 2006.

Nenhum comentário: